Tuesday, May 22, 2012

Cidades a belivar

Muita gente me pergunta o que farei depois de dia 21.12.12, quando este meu desafio terminar. E a minha resposta é sempre a mesma: "Não sei." E não sei mesmo, porque isto de viver à troca faz-nos viver de forma mais fluída e logo sem pensar muito sobre o dia de amanhã!

Contudo, há vários sonhos que gostaria de pôr em prática, tais como: escrever um livro sobre o meu projecto; fazer um filme sobre  o meu projecto; viajar pelo mundo; abrir uma "empresa" que pudesse ajudar as pessoas a fazerem a transição e serem mais poupadas, ecológicas, sustentáveis e saudáveis; abrir uma escola em que as crianças ensinassem os adultos a viver e a sonhar e por fim, um dos meus sonhos era tornar-me tão sustentável que pudesse viver para sempre à troca. 

Sei que apesar desta minha nova forma de vida de fluidez e tal, é necessário haver sempre um certo planeamento e por isso, aceitei a proposta de um amigo, quando me falou dos concursos do TED, intitulado The City 2.0. (ver mais http://thecity2.org/index.php). O prazo era até hoje e começámos (eu e dois amigos) a fazer uma proposta de projecto em menos de 24 horas. Tivémos  também a ajuda de mais duas amigas ao nível da tradução e por isso, conseguimos entregar em tempo útil (lá para as 23h58 de dia 21 de Maio de 2012) o nosso projecto.

O projecto Be Life nada mais é do que a associação de duas ideias, a Be Home e a Be School, dois projectos de sustentabilidade, onde o primeiro recupera uma casa no centro da cidade e torna-a um casa comunitária e sustentável com serviços variados à troca. E o segundo, uma escola que ensina novas equipas em várias partes do país e do mundo a fazerem réplicas do projecto Be Home, tornando assim, todas as cidades que queiram, em pontos de convergência comunitário. A minha ideia é que essa casa, tenha serviços à troca, tão variados como: restaurante à troca, livraria à troca, loja de trocas, oficina à troca, dormidas à troca, etc etc... tudo onde a imaginação nos levar. Esta seria a casa que considero como sede Believe e que poderia ser uma réplica em todos os distritos e até mesmo em todos os concelhos, fazendo com que as várias cidades pudessem ter um ponto Believe de apoio comunitário.

Acho que também que seria muito interessante, filmar diariamente a recuperação da casa de forma sustentável, ecológica e à troca para que as pessoas pudessem aprender com essas imagens formas de recuperar também as suas próprias casas sem gastarem muito dinheiro!

Bem... por enquanto é uma ideia... uma ideia que se transformou num projecto... e um projecto que está a concurso... agora, a ver vamos! :) Toca a torcer, pessoal?!

0 comments em “Cidades a belivar”

Post a Comment

 

historia-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger