Foto by Olhares |
Hoje é dia das mentiras e por isso, decidi falar de sonhos que tenho de verdade. Já falei aqui que os meus três sonhos de criança eram: todos serem felizes à minha volta, o mundo ser cor-de-rosa e toda a gente sorrir. Mas se me puser a pensar e a sonhar com todas as minhas forças, começo a pensar que tenho muitos mais sonhos... mas muitos mais! Daqueles que o pessoal fica a olhar para mim e a dizer: "Mas isso é impossível!" "E se não for?" - digo eu.
Outro dia estava a falar com um amigo meu e ele disse-me que quando acreditamos em algo, fazemos com que o Universo se movimente nesse sentido, fazendo com que esse algo em que acreditamos possa vir a ser possível.
Acredito num mundo melhor, acredito que Lisboa poder ser como uma aldeia, acredito que podemos viver em comunidade no nosso país por inteiro, acredito que Portugal tem a chave para a mudança, acredito que cada um de nós faz a diferença... acredito em tanta coisa!
Contudo, não basta ser só eu a acreditar... preciso que cem macacos acreditem nessa mesma ideia para que realmente seja possível. Não sabem a história do centésimo macaco? Eu conto!
"Reza a lenda, que por inícios do último quartel do séc. XX, um estudo foi realizado por biólogos numa ilha remota ao largo do Japão. Os biólogos introduziram batata-doce na ilha, mas nada aconteceu. Em seguida, treinaram uma macaquinha por condicionamento a extrair a batata do solo, a lavá-la e a comê-la. Passado algum tempo, os demais macacos, por observação e imitação, modelaram aquele novo comportamento de extrair a batata do solo, a lavá-la e a comê-la e assim, foi-se propagando aquele novo comportamento por observação directa e imitação até que o centésimo macaco adquiriu o novo comportamento. Nesse momento, um fenômeno intrigante ocorreu: os macacos das ilhas vizinhas onde havia também sido introduzida a batata, mas nada havia sido ensinado e que não tinham ligação directa com os macacos da primeira ilha, espontaneamente passaram a extrair a batata do solo, a lavá-la e a comê-la... Isto é conhecido como a síndrome do 100o macaco. É a crença que temos que quando uma determinada massa crítica de pessoas atingir uma nova experiência, a humanidade como um todo evoluirá com essa experiência."
Ora, para que os meus sonhos se realizem preciso de mais 99 macacos, porque a macaca que anda a lavar a batata-doce já anda por aqui nas suas "lavagens pessoais"... eheheh... Por isso, 'bora acreditar que o mundo pode mudar? 'Bora acreditar que todos podemos ser felizes? 'Bora acreditar que o mundo pode ser azul? Gostava tanto que pelo simples facto de acreditar, tudo se realizasse como se de um sonho se tratasse!
...
E já agora... tal como disse no início do meu post de hoje, tenho mais sonhos... daqueles que o mundo diz ser impossível... mas eu acredito que se mais 99 macacos acreditarem, porque não se poderão realizar?
Sonho em conseguir conversar com todos animais, como aquele filme do Eddie Murphy "Dr. Dolittle".
Sonho em saber a razão da nossa existência. Se há um Deus, se somos Deus, se há ET's...
Sonho em poder fazer teletransporte. Estar agora em Portugal e pela força do meu pensamento ir para a Índia, por exemplo.
Sonho em ser imortal e todos serem imortais num mundo perfeito e azul.
Sonho em ser 100% feliz diariamente segundo a segundo, porque sempre me irritou dizerem-me: "Andresa, a felicidade total não existe."
Como diz o Walt Disney: "Se és capaz de o sonhar, és capaz de o fazer"
http://www.youtube.com/watch?v=NOG3eus4ZSo (Escolhida por Dj Rainbow)