Thursday, March 29, 2012

Já não há tomates como antigamente!

Desde que comecei o projecto, ainda não comi tomates. Nem na salada, nem em refogados, nem em doce... nada de nada!

Se era coisa que nem notava antes de viver de trocas, o que é facto é que o facto (passo a redundância) de nunca receber tomates das hortas nas minhas trocas, me começou a fazer um certo mistério na minha mente.

Em todas as feiras pedi tomates para troca e nada... nem um comentário, nem ninguém a dizer-me que tinha uns tomatinhos que me poderia disponibilizar e trocar. Nada de nada! E fui ficando a matutar, a pensar, a reflectir... hummm...

Um dia quis fazer um jantar cá em casa com umas pizzas e tal e percebi que não tinha tomates para fazer o molho e foi aí que ao pedir e desabafar com uma amiga que não tinha tomates e que nunca mos trocavam, ela me disse: "Ora, não são o tempo deles?!"... "Não são o tempo deles....?!?!?" - pensei eu - "Como raio não são o tempo deles se sempre os comprei o ano todo, de vários tamanhos e feitios?!... Muito estranho."

Ao ler o meu Almanaque, verifiquei que existe uma secção onde fala da época da fruta e dos legumes e qual não é o meu espanto quando verifico que os tomates só devem ser colhidos entre Junho e Setembro. Fiquei de boca aberta... "Então eu só posso comer tomates no Verão?" "Sim" - é a resposta. Deve ser por causa disso que "A Tomatina" em Espanha é em Agosto... e é um desperdício. (ver mais em http://www.youtube.com/watch?v=Lvfvx1looLk&feature=related)

O que faz de nós seres de equílibrio pleno com a natureza é comer os alimentos na época deles, da zona onde vivemos (logo nada de comer mangas, abacaxis e outras frutas maravilhosas) e sem serem provenientes de transgénicos e outras coisas "manhosas e falsificadas". Os macrobióticos, por exemplo, dizem que o tomate é considerado o "alimento do diabo" devido a ser desíquilibrado no yin e no yan. Mas outros alimentos também são desiquilibrados a esse nível, como: batata, pimentão, berinjela, banana e o abacate.

...

Eu adoro tomate... e percebi, que realmente não sabia minimamente o que andava a comer (coisas fora da época... loolol) até me acontecer isto! É verdade e concluo: já não há tomates como antigamente (quando os comprava), mas pelo menos agora sei o porquê!

Mas não acham que precisamos cada vez mais deles (dos tomates) no nosso país? ;)
http://www.youtube.com/watch?v=us9dIcLjfKM




0 comments em “Já não há tomates como antigamente!”

Post a Comment

 

historia-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger