Wednesday, February 22, 2012

Quem é o dono das sementes?

Foto by olhares.com
Há uma coisa que me anda a preocupar... parece que anda praí uma nova "Lei das Sementes" que define que as sementes passam a ser patenteadas a larga escala. Sementes de flores, mas mais "grave" sementes de comida...

Sempre foi poder e uso de todos poder-se guardar sementes e passar de geração em geração para cultivo de consumo próprio ou de venda sem ser necessário haver uma empresa que tenha esse controle de sementes.

Ou seja, a partir dessa lei, pelo que percebi, só se poderá cultivar se forem estas sementes patenteadas por grandes empresas que detém este "monopólio" das sementes... Mas estamos onde?! Bem, isto foi algo que me indignou quando fiquei a saber... mas as sementes não é um bem comum, como é o ar, a água!??!?!

Parece-me que daqui a uns anos vamos todos andar a comer a mesma coisa, independentemente de estarmos em Portugal ou na Conchichina... não sei porquê... mas não me parece bem... Que me dizem?

Para saber mais http://gaia.org.pt/sosementes

"Geme o restolho preso de saudade... esquecido, enlouquecido, dominado... escondido entre as sombras do montado... sem forças e sem cor e sem vontade..." http://www.youtube.com/watch?v=y6raRduUhaw

0 comments em “Quem é o dono das sementes?”

Post a Comment

 

historia-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger