Monday, February 27, 2012

Passar ou não ficar passada...

Hoje foi dia de entrevista para continuar a publicitar o projecto Believe e neste momento, o único stress quando vou a estes sítios de comunicação social que pressupõe filmagens é: "O que levar vestido?!" Ora como sabem, tento ir sempre de azul ou azul e branco e tal... mas a minha roupita azul da epóca invernosa tem os dias contados... não sei se por ter "pouca" roupa ou por andar a ser convidada para muitos eventos públicos. Eheehehe...

Vai daí, levei a mesma roupita que vesti no lançamento pessoal, juntando com umas calcitas mais formais e as únicas botas de salto alto que sobrevivem no meu armário, dos tempos em que tinha reuniões com directores ou grandes chefias hoteleiras... (temos sempre de cumprir com o protocolo e boas maneiras).

Ora isto tudo para vos dizer que hoje, foi a primeira vez que passei a ferro desde que o projecto começou. E isto porquê? Porque pura e simplesmente EU NÃO PASSO A FERRO! :) E julgam que isto foi uma decisão fácil, tomada de ânimo leve? Nada disso! Esta minha decisão teve o seu tempo de mudança e de integração na minha mioleira, de que passar a ferro pura e simplesmente é uma aprendizagem e crença que fazemos desnecessariamente quando somos pequeninos.

Eu explico...
Venho de uma família que passava tudo a ferro... umas mulheres da minha família aceitavam esta tarefa como uma função feminina e por isso, pura e simplesmente era aceitável. Outras, que não gostando da tarefa em causa, juntavam "catrefadas" de roupa e aqui a "je" passava horas e horas nas suas férias de Verão a passar a ferro... aos 30 e 40 lençóis, etc etc... Tinha até mulheres na minha família que passavam peças de roupa na frente e no verso e outras que passavam lingerie. Toda a lingerie: cuecas, meias, soutien's. E até toalhas de banho e tudo e tudo...  Como calculam, passar a ferro não está dentro dos meus hobbies preferidos. Por este motivo e porque pura e simplesmente esta é uma daquelas tarefas que não interessa nem ao menino Jesus... quando a roupa volta a ser lavada, volta a ter de ser passada e por isso, é uma gradessissima seca!

Mas acham que cheguei a esta conclusão da não necessidade de passar a ferro, assim rapidinho?!!? Nada disso...

Foi no meu segundo casamento, depois de no primeiro ter uma senhora que me passava a bela da roupita toda, que o meu marido um dia "acordou" e disse-me: "Não precisas de passar a minha roupa. Não é ecológico, não melhora o mundo e sinceramente depois de eu vestir a roupa, ela fica ajustável ao corpo e totalmente passada." Quem ficou passada fui eu!!!... Onde é que já se viu não passar a roupa?! Ir para a rua com roupa por passar?! Uma mulher não ter a tarefa de engomar cuidadosamente a roupa ao seu marido!!!?!?

Por muito que eu odiasse passar a ferro, este foi um dos inúmeros motivos para discussão até fartar... COMO É QUE ALGUÉM NO SEU JUÍZO NORMAL, NÃO ANDA COM ROUPA PASSADA A FERRO POR CAUSA DO AMBIENTE? E como é que alguém no seu juízo normal, gasta luz até mais não, gasta tempo que podia estar a fazer alguma coisa de útil e fica preocupada com as posições marido-mulher por causa de uma treta chamada "passar a ferro"???

E foi aqui... no meio de todas estas interrogações, que comecei a verificar que a roupa depois de vestida e não passada, realmente se adaptava ao corpo... por magia parecia passada (excepto camisas e calças vincadas, óbvio)! E foi assim que fui experimentando... e foi assim que fui deixando de passar a ferro... e foi assim que quando comentava às minhas colegas do trabalho esta minha nova decisão, elas roíam-se de inveja e diziam: "Mas passar a ferro é um seca... mas... como consegue não passar?!... eu chego a casa depois do trabalho e estou sempre a passar a ferro, não tenho tempo para nada... " e eu respondia: "Deixe de passar... olhe lá para mim e diga lá se estou engelhada?" "Não está, está normal." Diziam elas. E eu dizia: "Então porque continua?"... Olhar delas de espanto para mim... e continuavam a passar a ferro!

É por estas e por outras crenças que nós não mudamos... até um dia experimentarmos mudar o sentido das nossas vidas... É por estas e por outras que continuamos sem tempo, a fazer coisas desnecessárias e fáceis de se resolver de outra forma... É por estas e por outras que casamentos acabam... É por estas e por outras que as pessoas ficam cada vez mais longe, porque não aceitam um dia, experimentar e mudar!

Hoje em dia, só passo camisas (só tenho uma, até calha bem) ou alguma roupa que fique mesmo muitoooooo enrugada... e lençóis... continuo com a panca dos lençóis. O bom que é deitar-me numa cama com lençóis passados. Mas esses, não os passo... peço para mos passarem à troca! :)

http://www.youtube.com/watch?v=Kee9Et2j7DA&feature=related

0 comments em “Passar ou não ficar passada...”

Post a Comment

 

historia-se Copyright © 2012 -- Powered by Blogger